• Twitter
  • Facebook
  • Google+
  • LinkedIn
  • RSS

Nosso blog

A ambiguidade da Internet brasileira

Em junho passado o tempo de navegação na internet do brasileiro chegou a 44 horas e 59 minutos por mês, o que mostra um crescimento de 10,6% em relação a maio de 2009. Com esse resultado, o Brasil prossegue na primeira posição no rank mundial que mede o tempo de acesso mensal por habitante.

Esses números nos fazem refletir sobre o paradoxo da internet brasileira. O país com o maior tempo de navegação per capita possui um grande número de empresas que não investem em internet, nem mesmo em um simples website.

A pesquisa TIC EMPRESAS 2008 , realizada pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação – CETIC, mostra que mais da metade (53%) das empresas com 10 até 49 funcionários não possuem, sequer, site na internet.

Segundo o Datafolha, mais de 1/3 dos brasileiros acessam a internet – 64,5 milhões de pessoas – considerando apenas maiores de 16 anos. Se excluirmos os menores de 16 anos (80 milhões) do total da população (180 milhões) teremos 100 milhões. Em resumo: 64,5% dos brasileiros maiores de 16 anos acessam a internet.

No Brasil existem cerca de 13,2 milhões de consumidores on-line, apesar de parecer pouco, perante o total da população brasileira, é um número bastante expressivo, principalmente se levarmos em conta a movimentação do comércio eletrônico (e-commerce) no brasil em 2008 - R$ 8,2 bilhões. Somente entre os dias 29 de maio a 12 de junho de 2009, período que compreende as compras do Dia dos Namorados, o brasileiro gastou R$ 393 milhões em compras pela internet.

Para encerrar a enxurrada de números, a internet se tornou o terceiro veículo de maior alcance no Brasil, ficando atrás somente do rádio e da TV. E, para aumentar a ambiguidade, apenas 3,36% do total gasto com publicidade são destinados à internet.

Os números não mentem e demonstram o imenso mercado pouco explorado pelas empresas brasileiras. Pode parecer clichê, e é, mas muitos brasileiros precisam entender: A internet é uma realidade e veio para ficar. Não há como fugir, mas se mesmo assim quiser tentar, infelizmente em pouco tempo estará fora do mercado.

Assine nossa newsletter

Mantenha-se informado das últimas notícias e novidades inscrevendo-se em nossa newsletter

Login

Please login using your credentials recived by email when you register.

I forgot my password | Resend activation e-mail

×